Conferência "Promoção da Eletrotecnia no Ensino - o futuro começa hoje"

até 17:30
Gerais
Microeletronica

O objetivo da conferência é estimular o diálogo entre empresas, instituições de ensino e entidades governativas, com o intuito de identificar caminhos para atrair e formar jovens na área da Eletrotecnia.  

 

Eletrotecnia: A escassez de competências num mundo de transformações tecnológicas

Num momento em que o setor tecnológico global é marcado por uma intensa disputa entre os Estados Unidos e a China pelo domínio da produção de semicondutores, a Europa enfrenta o desafio de reforçar a sua autonomia e capacidade de produção e inovação. Mas para além da dimensão avultada dos investimentos necessários para a construção de novas fábricas, a escassez global de profissionais especializados nestas áreas é um fator limitante para o crescimento do setor na Europa. Em resposta a esta carência de profissionais com competências em eletrónica e eletrotecnia, o PCI – Creative Science Park – Aveiro Region organiza no próximo dia 8 de janeiro de 2025, a partir das 14h00, no Auditório do PCI, a conferência “Promoção da Eletrotecnia no Ensino – o futuro começa hoje”.

Este evento tem como objetivo fomentar um diálogo entre instituições de ensino e empresas do setor tecnológico e sensibilizar o Ministério da Educação, Ciência e Inovação para a necessidade de promover a Eletrotecnia no ensino básico e secundário.

A conferência contará com a participação de representantes de grandes empresas tecnológicas como a Synopsys, Amkor Technology, Altice Labs e Bosch, e de professores das principais Universidades Portuguesas. A discussão abordará não apenas a necessidade de formar jovens nesta área desde o ensino básico e secundário, mas também a colaboração entre os diferentes agentes do ecossistema para responder às demandas atuais do mercado.

A Agenda da Microeletrónica, criada no âmbito das Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência português, integra 17 parceiros e visa impulsionar a indústria nacional de microeletrónica e semicondutores, promovendo soluções que abrangem desde a conceção de circuitos integrados, produção de circuitos óticos integrados, embalagem avançada, e reciclagem de metais preciosos. Este projeto é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência através do programa NextGenerationEU.

A conferência é aberta ao público e representa uma oportunidade única para estudantes, investigadores, empresas e decisores políticos discutirem a importância da Eletrotecnia no ensino e o papel de Portugal no cenário global da Microeletrónica.

Detalhes do programa e inscrições: https://bit.ly/4fXIpmZ