TICE.PT marca presença no evento GAIA-X SUMMIT 2023, em Alicante

Realizou-se nos passados dias 9 e 10 de novembro, o GAIA-X SUMMIT 2023, denominado de GAIA-Xcelerate.

O Gaia-X tem vindo a dar passos notáveis no sentido da adoção pelo mercado, implementando com êxito projectos-farol assegurando a digitalização das cadeias de valor em vários sectores, como a indústria transformadora, a mobilidade, a agricultura, a energia e o turismo. Estes projectos são catalisadores de mudança, integrando diversos intervenientes em espaços de dados comuns e sendo pioneiros de um modelo de negócio cooperativo. 

O Gaia-X deu um salto significativo em direção à transparência e à confiança, implementando uma rede de nós de verificação, permitindo a qualificação e publicação dos primeiros serviços compatíveis com o Gaia-X. Com o Gaia-X, a soberania e a confiança nos dados são fundamentais, garantindo aos utilizadores o controlo total dos seus dados e tirando partido do seu verdadeiro valor.

Entre outros, estes foram os principais temas abordados na reunião onde estiveram presentes mais de 500 especialistas, e onde pela primeira vez o TICE.PT em representação e na sua função de dinamização do Gaia-X Hub Portugal, esteve presente. O evento contou também com a presença de outras empresas nacionais, bem como do Secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, que participou remotamente numa das sessões do evento, dedicada ao tema “Member State’s Priorities: from RRF, to DGA and DA implementation, in view of the AI Act – will the EU lead the Data Economy in the end?”.

TICE.PT marca presença no evento GAIA-X SUMMIT 2023, em Alicante
13 Nov, 2023
Gerais