Hub portugês do Gaia-X

04 Jun, 2021
Gerais

Os dados são cada vez mais um fator crítico para a criação de novos modelos de negócio, impulsionando a criação de ecossistemas de inovação e fomentando a competitividade e prosperidade económica europeia.

Para impulsionar a posição de liderança da União Europeia na economia dos dados e da cloud, é necessário criar um ecossistema digital aberto, que permita às empresas europeias concorrer a nível global.

É neste contexto que surge o Gaia-X, um projeto nascido na Europa, para a Europa, que tem como objetivo criar uma infraestrutura de dados e cloud aberta, segura e confiável, hiper escalável e agregadora. (https://gaia-x.eu/)

O Gaia-X Hub Portugal constitui a iniciativa nacional para promover e dinamizar este ecossistema de dados e infraestrutura seguro e federado, alinhado com os valores e padrões Europeus, assegurando que os parceiros do ecossistema português do negócio dos dados possam trazer para o Gaia-X as suas iniciativas e objetivos e contribuir desse modo para a sua consolidação e evolução.

O Gaia-X Hub Portugal foi constituído a 26 de maio de 2021 em cerimónia pública que teve lugar no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, como iniciativa conjunta entre a Secretaria de Estado para a Transição Digital, a Associação Gaia-X AISBL e o TICE.PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica.

A dinamização e operacionalização do Hub nacional do GAIA-X está a cargo do TICE.PT.

Gaia-X uma iniciativa de âmbito Europeu

Constituída em setembro de 2020 por 22 empresas e organizações alemãs e francesas, com forte apoio dos respetivos governos e em alinhamento com a Comissão Europeia, o Gaia-X AISBL (associação sem fins lucrativos) compreende já mais de 250 empresas europeias e mundiais.

Gaia-X é um projeto europeu e global. Baseia-se em valores europeus. O objetivo é estabelecer espaços de dados e ecossistemas em vários domínios na Europa, o mesmo objetivo que a Comissão Europeia pretende com a Estratégia Europeia de Dados. Gaia-X posiciona-se assim como componente chave para o estabelecimento desses espaços de dados e ecossistemas, ajudando a quebrar silos de dados e evitar bloqueios de dados.

O Gaia-X pretende ser uma opção confiável para um ecossistema de infraestrutura de dados em toda a Europa e além. A chave para esse sucesso assenta na capacidade de focar no lado do utilizador e em construir este ecossistema tirando partido das iniciativas já em curso que promovem o desenvolvimento de novos modelos de negócio e espaços de dados na União Europeia e nos seus estados membros.

Nesse sentido é promovida a figura de Gaia-X Hub enquanto voz dos ecossistemas de utilizadores a nível nacional. O objetivo principal destes Hubs será o desenvolvimento de ecossistemas, o ligar das iniciativas nacionais e atuar como ponto central de contacto para as entidades interessadas nos respetivos países.

Junte-se a nós

O Gaia-X é considerado um instrumento muito importante para os objetivos da estratégia nacional de transição digital e nomeadamente para o desenvolvimento do ecossistema português da economia dos dados.

O Gaia-X Hub Portugal é uma iniciativa de coordenação que ajudará a apoiar a participação do ecossistema nacional da economia dos dados no Gaia-X. Deverá atuar como canal privilegiado para fazer chegar ao Gaia-X AISBL as necessidades dos stakeholders nacionais na área dos dados e promover a contribuição nacional para o desenvolvimento continuado dos objetivos do Gaia-X AISBL, enquanto infraestrutura de dados soberana baseada numa camada de serviços de federação e em políticas e padrões de utilização.

GAIA-X Hub Portugal destina-se a todos os stakeholders nacionais na área da economia dos dados. Incentivamos a participação de todas as entidades que queiram contribuir com os seus requisitos técnicos e requisitos específicos de domínios de dados e queiram participar ativamente no Gaia-X. Serão também bem-vindas as empresas e organizações interessadas em desenvolver os valores subjacentes ao Gaia-X através de iniciativas de inovação colaborativa nacionais e em projetos conjuntos Europeus.

 

Contacto: liliana.costa@tice.pt