Webinar: Adoção de metodologias de Indústria 4.0 nas PMEs portuguesas

A tecnologia digital está a mudar a vida de todos nós. A estratégia digital do governo, a par com a estratégia digital da União Europeia para a próxima década, ambiciona fazer com que esta transformação tenha um impacto positivo nas pessoas e nos negócios e, simultaneamente, contribua a prazo para os objetivos de uma Europa neutra em termos climáticos.
Neste sentido, o consórcio composto pela Sanjotec, Fraunhofer Portugal e Inova-Ria, no cumprimento da sua missão de apoio e promoção do tecido empresarial da região, tem em curso o projeto “i4.0 – Lead the digital transformation”.
No âmbito duma das linhas de trabalho deste projeto a Sanjotec e a Fraunhofer Portugal têm vindo a trabalhar com a Universidade de Aveiro e o Cluster TICE.PT no sentido de levarem a cabo ações de diagnóstico e benchmark respeitantes à Indústria 4.0 nos setores tradicionais na região, nomeadamente, metalomecânica, têxtil e calçado.
Com estas ações contamos poder disponibilizar às PME da região, informação que aumente o seu potencial tecnológico, de investigação e inovação em áreas estratégicas para o seu crescimento sustentado e competitivo.
Em particular, este diagnóstico permitirá:
• Compreender o nível de maturidade em competências digitais das estruturas organizacionais atuais,
• Abordar capacidades operacionais e humanas de suporte à análise de dados e sua integração em ferramentas de valor acrescentado do ponto de vista da sua competitividade e sustentabilidade, e
• Aferir as oportunidades associadas à transformação para Indústria 4.0.
Programa:
14:30H | Boas Vindas, apresentação do Projeto i4.0 – Lead the digital transformation | Sanjotec e Fraunhofer Portugal
14:45H | Estudo de Benchmarking | UA
15:00H | Apresentação da Plataforma de diagnostico do estado de maturidade digital das empresas | TICE.PT
15:15H | Apresentação de casos de sucesso sobre transformação digital | Wiseware, OLI, Wetrack
15:30H | Esclarecimentos e Questões
As inscrições são gratuitas, mas limitadas: Formulário de Inscrição.