CONNECTION

Ficha Técnica: 

Entidade Promotora: TICE.PT

Instrumento: Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Redes e outras formas de parceria e cooperação CLUSTERS DE COMPETITIVIDADE

Orçamento: 202.494,82€

Incentivo: 101.247.41€

Data de Inicio: 28.12.2020

Data de conclusão: 27.07.2022

Localização: Centro, Norte e Alentejo

Entidade Cofinanciadora: COMPETE 2020, P2020, FEDER

Entidades Financiadoras: 

 

Nome projeto: CONNECTION

Número projeto: 113241

Descrição: Reforço das atividades de clusterização em termos de inovação e capacidade competitiva internacional do cluster TICE.PT e do setor com enfoque nas áreas: inovação e transferência tecnológica; indústria 4.0; reforço da ligação entre startups e empresas industriais; internacionalização; PRR, economia circular e Green Deal.

 

Objetivo Estratégico: reforçar as atividades de clusterização e da sua eficácia e eficiência em termos de inovação e capacidade competitiva internacional do cluster e do setor das Tice, com enfoque nas seguintes áreas de ação: inovação e transferência de tecnologia; digitalização da indústria – Indústria 4.0; reforço da ligação entre startups e empresas industriais; internacionalização; Plano de recuperação e Resiliência, economia circular e green Deal.

De uma forma sucinta o TICE.PT com este projeto pretende:

  • Acelerar o processo de transformação digital da economia usando conhecimento, produtos e serviços com valor acrescentado nacional
  • Aumentar o reconhecimento internacional das competências nacionais nas áreas tice
  • Incrementar o envolvimento do TICE.PT em redes internacionais e alavancar o posicionamento internacional do sector.
  • Cooperar no reconhecimento de Portugal como uma plataforma de conhecimento e capacidade de inovação, nomeadamente no sector tice.
  • Fomentar a cooperação entre clusters a nível nacional e incrementar o reconhecimento internacional dos clusters nacionais em redes internacionais, nomeadamente europeias.
  • Participar nas iniciativas relacionadas com o processo de labelização dos clusters europeus.
  • Renovar o “Gold Label” como forma de reconhecimento internacional das capacidades de gestão e da dinâmica do TICE.PT

 

Objetivos Operacionais:

  1. Promover uma marca nacional na área das tecnologias e marcas de natureza coletiva sempre que possível
  2. IContribuir para informar o Setor com o “estado da arte” e objetivos estratégicos constantes dos decisores públicos e demais entidades relevantes
  3. Apoiar a transformação digital das empresas nacionais, alinhando com iniciativas europeias no âmbito do Green Deal e economia circular, Digital Innovation Hub´s e iniciativas nacionais neste âmbito.
  4. Organização e implementação de ações de sensibilização, informação e demonstração