Imagem
summit abertura
25.11.2025

Gaia-X Summit 2025 no Porto

O icónico Edifício da Alfândega do Porto recebeu nos passados dias 20 e 21 de novembro o Gaia-X Summit 2025 sob o tema “Digital Ecosystems in Action”.

Este que é o evento anual mais importante organizado pela Gaia-X AISBL, teve nesta sua sexta realização a parceria do Gaia-X Hub Portugal, da Associação TICE.PT, da Associação Porto Digital e da Câmara do Porto.

A sessão de receção contou com intervenções da Gaia-X AISBL, da Associação TICE.PT e da Câmara do Porto, enquanto que a sessão de abertura do Summit contou com a presença do Secretário de Estado da Digitalização de Portugal, Bernardo Correia, Anne Le Hénanff, Minister Delegate for Artificial Intelligence and Digital Affairs, France (Video gravado) e Thomas Jarzombek, Parliamentary Secretary of State, Federal Minister for Digitalisation and Government Modernisation, Germany (participação remota).

Durante quase dois dias, mais de 400 especialistas de 330 organizações diferentes, provenientes de 36 países da Europa, Asia, América do Norte, América do Sul, Oceânia e África, apresentaram e discutiram as suas ideias e perspetivas sobre a nova fase de desenvolvimento dos Espaços de Dados.

Sem surpresa, Portugal foi o país que teve maior representação, com quase 90 participantes, na esmagadora maioria de empresas não associadas da Gaia-X. De registar que as delegações mais representativas de seguida foram as da França, Alemanha, Espanha e Bélgica.

Na sessão reservada a projetos portugueses foram apresentadas a TestBed Espaços de Dados-X, e as Agendas ATE e TEXP@CT, todos projetos financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência.

Na sessão reservada aos Hubs Nacionais, foi relevada a atividade do Hub português, tendo sido renovado o desafio ao ecossistema nacional para uma maior mobilização em torno dos trabalhos promovidos pelo Gaia-X Hub Portugal, coordenado pela Associação TICE.PT.

Neste Summit foi anunciado o lançamento formal da Gaia-X Trust Framework 3.0 – «Danube», uma inovação que introduz extensões de domínio e geográficas, permitindo que a confiança seja federada em diversos ecossistemas e regimes de conformidade. Com o lançamento da versão Danube, a Gaia-X fornece a base técnica necessária para implementar espaços de dados confiáveis e apoiar a ambição da Europa na construção de infraestruturas digitais soberanas, interoperáveis e preparadas para a IA.