Silicon Eurocluster

Silicon Eurocluster

 

Data de Início: 2022
Data de conclusão: 2025

Líder do Consórcio: Minalogic
Site do líder: https://www.minalogic.com/en/

Financiamento: UE 
Site UE: https://european-union.europa.eu/

DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO:

O projeto Silicon Eurocluster visa alcançar uma maior autossuficiência europeia, com maior competitividade e resiliência na cadeia de valor da eletrónica, com especial atenção para as PME's. A indústria de semicondutores, uma base de toda a eletrónica, tem impacto em toda a cadeia de valor europeia. A sua independência criará uma base sólida para uma economia mais verde e mais digital. Várias regiões agrupam os conhecimentos tecnológicos e os recursos das principais PME's, indústrias e organizações de investigação da Europa no domínio da eletrónica inovadora. Já existe uma forte aliança das principais regiões da micro e nanoeletrónica – a Silicon Europe Alliance. Enriquecida pelas competências da Bulgária, a aliança visa criar sinergias com a estratégia industrial europeia atualizada: impulsionar as suas cadeias de valor para que sejam mais ecológicas, digitais e resilientes contra disrupções. 
O Silicon Eurocluster iniciará as seguintes ações:

  • Desenvolver e reforçar as interligações das cadeias de valor no mercado único da UE para aumentar a resiliência do ecossistema industrial da UE
  • Aumentar a autonomia estratégica nos fornecimentos e tecnologias mais críticos destes ecossistemas através do reforço de capacidades
  • Adotar processos e tecnologias para apoiar a transformação para uma economia mais verde e digital
  • Atrair talentos para estimular e aumentar a força de trabalho
  • Internacionalizar-se, reconectar-se e aumentar o acesso às cadeias globais de valor e abastecimento.

O Silicon Eurocluster pretende colocar a Europa numa posição de liderança no desenvolvimento e produção de micro e nanoeletrónica (tecnologias facilitadoras essenciais), aproveitando o trabalho em equipa dos clusters de elevado potencial existentes em Espanha, Portugal, França, Itália, Alemanha, Áustria, Bulgária, Suécia e Países Baixos. 
O alargamento da colaboração entre os clusters para uma associação europeia de clusters registada terá um grande impacto na competitividade global dos sistemas eletrónicos europeus. As ambições do projeto fornecem apoio direto a pelo menos 50 PME's através de apoio financeiro (25 green vouchers e 25 projetos de demonstração) e apoiam-nas na internacionalização, inovação, networking e formação para a digitalização verde.

Considerando a concorrência global, especialmente em tempos de crise, como a atual crise do Covid-19, e considerando os grandes ativos que a indústria eletrónica europeia já possui, há uma excelente chance de conseguir manter, estruturar e fortalecer esta cadeia de valor eletrónica tão importante na Europa. A lógica das nossas propostas de projeto é a seguinte:

  • Os semicondutores e todas as cadeias de valor eletrónicas relacionadas são cruciais para inúmeras indústrias (não apenas automóvel). O Design e a produção são necessários para ter soberania tecnológica.
  • A cooperação europeia é fundamental para o êxito a longo prazo.


O consórcio do projeto Silicon Eurocluster é composto por 10 parceiros fortes: Minalogic (Project Coordinator), Cluster GAIA, High Tech NL, Mesap Innovation Cluster, Mobile Heights, Secured Communicating Solutions (SCS CLUSTER), Silicon Alps Cluster, Silicon Saxony, TICE.PT e ICT Cluster.

O projeto Silicon Eurocluster visa alcançar uma maior autossuficiência europeia, com maior competitividade e resiliência na cadeia de valor da eletrónica, com especial atenção para as PME's.

A forte aliança Silicon Europe de micro e nanoeletrónica líderes, enriquecida pelas competências da Bulgária, criará sinergias com a estratégia industrial europeia atualizada para impulsionar as suas cadeias de valor para que sejam mais ecológicas, digitais e resilientes contra a disrupção. O Silicon Eurocluster pretende colocar a Europa numa posição de liderança no desenvolvimento e produção de micro e nanoeletrónica (tecnologias facilitadoras essenciais), tirando partido do trabalho de equipa dos clusters de elevado potencial existentes.

O nosso objetivo é estimular os mercados verdes, apoiar as empresas verdes, apoiar as nossas empresas de eletrónica na adoção de processos ecológicos, integrar considerações da economia circular e melhorar a eficiência na utilização dos recursos, impulsionando, ao mesmo tempo, a adoção de soluções por todas as empresas.

No projeto, prevemos ter cerca de 300 organizações a participar nas atividades do Silicon Eurocluster concluindo 20 parcerias de negócio assinadas pelas empresas apoiadas, pelo menos 50 PME's receberão financiamento através do esquema FSTP (25 green vouchers e 25 projetos de demonstração) para apoiá-las na internacionalização, inovação, networking e formação para a digitalização verde.
Adicionalmente, serão formados 20 colaboradores dos clusterss e 15 PME's irão beneficiar de apoio à Internacionalização. O projeto vai decorrer até fevereiro de 2025 e conta com um orçamento superior a 1,5 milhões de euros com um financiamento de cerca de 1,4 milhões proveniente da União Europeia. 1,05 milhões de euros vão ser direcionados para apoiar financeiramente às pequenas e médias empresas europeias.

Ter (e manter) uma indústria de semicondutores requer compromisso de longo prazo, inclusive em tempos difíceis. Neste Silicon Eurocluster, 9 membros da Silicon Europe Alliance estão a estabelecer uma parceria com uma ICT búlgara para alcançar o âmbito desejado:

  • Melhorar a resiliência dos ecossistemas industriais da UE através do desenvolvimento de cadeias de valor interligadas no mercado único da UE;
  • Desenvolver capacidades para aumentar a autonomia estratégica nos fornecimentos e tecnologias mais críticos dos ecossistemas relevantes, incluindo a expansão das instalações de fabrico;
  • Reforçar a transformação para uma economia mais verde e mais digital;
  • Estimular e requalificar a força de trabalho ao mesmo tempo que atrai talentos;
  • Reconectar e aumentar o acesso a cadeias de valor e de abastecimento globais.

A nossa forte parceria de projetos escolheu a adoção de processos e tecnologias para reforçar a transformação numa economia mais verde e digital como o foco principal do nosso projeto Silicon Eurocluster.

 

OBJETIVOS:

O projeto Silicon Eurocluster visa alcançar uma maior autossuficiência europeia, com maior competitividade e resiliência na cadeia de valor da eletrónica, com especial atenção para as PME. O objetivo final é criar uma entidade jurídica e a mais forte iniciativa europeia conjunta de clusters no domínio da eletrónica inovadora (incluindo a Internet das coisas, a micro e nanoeletrónica, a fotónica, a inteligência artificial e o software incorporado).

  • Melhorar as interligações nas cadeias de valor para reforçar a resiliência do ecossistema industrial da UE
  • Desenvolver capacidades em fornecimentos e tecnologias essenciais para reforçar a autonomia estratégica
  • Adoção de processos e tecnologia para uma economia verde e digitalizada
  • Formar mão-de-obra para atrair talentos
  • Internacionalizar-se para impulsionar o abastecimento global e as cadeias de valor
  • Ações de comunicação

 

RESULTADOS:

  • 3 Planos de preparação para a resiliência/continuidade das atividades
  • +/- 10 produtos ou serviços novos para a empresa
  • 12 projetos de inovação, incluindo 25 PME; 25 Green vouchers
  • Formar mão-de-obra: 20 colaboradores dos clusters; 25 empresas com green vouchers
  • 15 empresas com atividade internacional; 2 acordos de colaboração com intervenientes sul-coreanos
  • 800 seguidores no LinkedIn, e 800 no Twitter; 300 empresas (30 fora da região SEA)

 

SITE DO PROJETO: https://www.silicon-europe.eu/projects/silicon-eurocluster/