
Normas em movimento: A ISO/IEC 20151 atinge um marco importante
O desenvolvimento da norma ISO/IEC 20151 Tecnologia da informação - Computação em nuvem e plataformas distribuídas - Conceitos e caraterísticas do espaço de dados atingiu uma etapa importante: a fase de Projeto de Norma Internacional (DIS). Esta etapa marca a passagem de projetos de trabalho internos para uma versão que pode ser formalmente citada e referenciada.
Uma vez listada como DIS no sítio Web oficial da ISO, a norma torna-se acessível para aquisição e utilização pelo público. Esta alteração indica que o conteúdo amadureceu através de várias rondas de contribuições e é agora suficientemente estável para ser objeto de revisão internacional.
Conceitos e caraterísticas do espaço de dados
A ISO/IEC 20151 fornece uma definição clara e partilhada do que é um Espaço de Dados. Ajuda as organizações a distinguir Espaços de Dados genuínos de conceitos como lagos de dados, evitando confusão na conceção e implementação. Ao definir as principais caraterísticas e requisitos, a norma apoia a clareza nos processos de aquisição, garantindo que as empresas compreendem o tipo de solução ou infraestrutura com que se estão a envolver. Mais importante ainda, estabelece uma base para a interoperabilidade, tanto em Espaços de Dados individuais como em diferentes implementações de Espaços de Dados. Isto torna a colaboração e o intercâmbio de dados mais fiáveis e consistentes.
A fase seguinte envolve procedimentos de votação e uma maior coordenação entre os organismos nacionais. Embora o calendário dependa de vários fatores, como a velocidade de preparação e tradução, inclui geralmente um período para comentários formais e votação.
A ISO/IEC 20151 está a ser desenvolvida como um quadro de referência para implementações de Espaço de Dados. O seu avanço reflete uma forte colaboração entre comunidades de especialistas e partes interessadas internacionais. À medida que o processo continua, o feedback dos organismos nacionais continua a ser essencial para aperfeiçoar e finalizar o documento.
A IDSA continuará a apoiar e a monitorizar o progresso e a partilhar mais atualizações à medida que o estado evolui.