Primeiras start-ups estreiam-se no Vodafone Boost Lab
Promovido em consórcio pela Vodafone, Capgemini e Ericsson, o Vodafone Boost Lab é uma test bed destinada a apoiar as empresas no desenvolvimento de novos produtos e serviços na área do 5G e nas futuras gerações de redes de comunicações. Lançado em 2023, está integrado na Rede Nacional de Test Beds, concebida para aumentar o número de pilotos de produtos comercialmente viáveis. Através do uso do 5G, da tecnologia mais avançada e da partilha de experiências, o seu propósito é impulsionar a transição digital das PME e start-ups.
Durante o processo foram pré-selecionadas 34 start-ups e PME. Destas, foram escolhidas as 22 que melhor correspondiam aos objetivos do programa: Balvia Ecosystems, Beyond Vision, Bluecover Technologies, CONNECTED, Enline, Ethiack, Ground Control Studios, Infinite Foundry, KBAI Research, Kropie, LikeWise Pro, Meeting The Innovation, noytrall, OMNIFLOW, PluggableAl, Sky Powerlines, TeroMovigo, Virtuleap, VisionSpace, Wakaru Consulting, Windcredible e WingDriver.inc.
As 22 start-ups e PME escolhidas vão desenvolver produtos e serviços para o 5G no Vodafone Boost Lab, a test bed que junta Vodafone, Ericsson e Capgemini e vão, também, iniciar a sua participação no Open Innovation Program, desenvolvido com a Beta-i e que vai permitir testar e validar soluções aplicáveis ao 5G e às tecnologias de última geração. A partir daqui, terão quatro meses para desenvolverem os seus pilotos na test bed, esperando-se a apresentação pública dos resultados no final de junho de 2024.
Até 10 de abril, estas empresas vão participar no bootcamp, fase destinada a identificar necessidades específicas a que os projetos, ou o próprio Boost Lab, devem dar resposta, com várias sessões de trabalho online onde se exploram e definem estratégias de colaboração com inovadores e parceiros. No final desta fase, é esperada a apresentação do desenho de pilotos a desenvolver no trecho seguinte do programa, de abril a junho.
Nessa altura, pretende-se que as start-ups selecionadas desenvolvam na test bed Vodafone Boost Lab projetos-piloto baseados no 5G e em tecnologias como o IoT e o edge computing, incluindo a realidade virtual e aumentada, drones, robótica, sensorização, big data e cloud computing, entre outras.
Em contacto com os parceiros, as 22 selecionadas vão poder testar e validar soluções, de uma forma escalável e eficiente do ponto de vista do custo, que possam ser implementadas na infraestrutura da rede da Vodafone, com o auxílio de empresas como A-to-Be (Grupo Brisa), CUF, EDP, Galp, Infraestruturas de Portugal, Lusíadas Saúde, MEXT: (Grupo Mota Engil), Schréder e Lince Capital.
Para obter mais informações sobre este programa consultar: vodafoneboostlab-openinnovation.com.