Regiões Europeias alinhadas com o European Chips Act

A 6 de março, em Bruxelas, decorreu o encontro de 15 Regiões da Europa num evento dedicado ao suporte da iniciativa European Chips Act (ECA) tendo em vista o reforço da competitividade Europeia na área da tecnologia e das aplicações de semicondutores. A Região Centro de Portugal (CCDR-C), representada pelo seu vice-presidente, Prof. Doutor Eduardo Anselmo Castro, foi uma das subscritoras do MoU que formaliza este apoio das Regiões Europeias que apostam estrategicamente na fileira dos semicondutores.

O Cluster TICE.PT, no seu papel de membro da Silicon Europe Alliance, metacluster Europeu dedicado ao setor da electrónica (chips e semicondutores), apoiou estrategicamente esta iniciativa, tendo sido representado no evento pelo Eng. Pedro Almeida, membro do seu Conselho Diretor.

O evento impulsionou o debate sobre o ECA, que fortalecerá a competitividade e resiliência da Europa no campo de tecnologias e aplicações de semicondutores, e a estreita cooperação entre as regiões parceiras, identificando os desafios e as oportunidades de cada uma. As regiões europeias desempenharão um papel decisivo na implementação do ECA, criando uma base para a transformação digital e para a transformação verde na Europa, criando ainda espaço para investimentos e infraestruturas adequadas para este ecossistema.

Este encontro foi promovido pelo Estado da Saxónia, região locomotiva na produção de semicondutores e electrónica e organizado pelo Cluster Silicon Saxony, nosso parceiro na Silicon Europe Alliance. Contou com a intervenção de Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno e de Dan Nica (ITRE) redator do Chips Act, tendo culminado com a assinatura do MoU pelos representantes das Regiões presentes.

Regiões Europeias alinhadas com o European Chips Act
09 Mar, 2023
Gerais