Data Spaces Symposium 2026
A 4ª edição do principal evento mundial sobre espaços de dados, realizou-se em Madrid nos passados dias 10 e 11 de fevereiro, com a colaboração especial do Gaia-X Hub Espanha, consolidando a forma como Espanha emergiu pioneira na construção da nova economia dos dados, investindo fortemente em espaços de dados como um impulsionador da inovação e da competitividade
Organizado pelo Data Spaces Support Centre (DSSC) sob o lema “Acelerar a adoção. Aumentar o impacto.”, destacou como os espaços de dados permitem a colaboração e a competitividade com impacto à escala global.
Os temas principais em 2026 desenvolveram-se à volta de:
- Espaços de dados como criadores de valor e facilitadores da união das economias
- Espaços de dados como facilitadores da IA: fornecendo dados confiáveis para a IA do futuro
- Relevância das normas e interoperabilidade: promovendo a harmonização internacional das tecnologias de espaços de dados
- Apresentação de melhores práticas e impacto no mundo real: destacando adoções bem-sucedidas e soluções prontas para o mercado
- A primeira cerimónia do European Data Spaces Awards
O Data Spaces Support Centre (DSSC) é um projeto financiado pela Comissão Europeia como parte do Programa Europa Digital, destinando-se ao setor público e às empresas que desejam criar espaços de dados soberanos. O DSSC quer contribuir para a criação de espaços de dados comuns que, coletivamente, criem um ambiente de partilha de dados soberano, interoperável e fiável, para permitir a reutilização de dados dentro e entre setores, respeitando plenamente os valores da UE e apoiando a economia e a sociedade europeias.
A edição desde ano, foi a maior de sempre reunindo presencialmente mais de 700 pessoas, tendo a TICE.PT estado presente, na pessoa de António Salvado. A presença de tantas pessoas e organizações neste evento, permitiu à TICE.PT participar presencialmente em várias reuniões que decorreram paralelamente ao evento, nomeadamente uma reunião de coordenadores de Hubs Gaia-X, uma reunião de coordenadores de Hubs e Competence Centres IDSA e um encontro de participantes no Strategic Stakeholders Forum do DSSC.
