INDÚSTRIAS do FUTURO: Impacto do IoT e Impressão 3D
No passado dia 10 de maio o TICE.PT organizou uma tarde com empresas, estudantes e curiosos onde o tema central foi a Impressão 3D e a Internet das Coisas (IoT). O local escolhido para este encontro foi o Creative Science Park em Ílhavo.
Este dia enquadra-se no projeto Interreg PocTep IOTEC "Desenvolvimento de Capacidades Tecnológicas em torno da Aplicação Industrial da Internet das Coisas", financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do programa Interreg VA Espanha -Portugal 2014-2020 (PocTep). O projeto visa promover a formação em tecnologias de IoT através da participação de entidades líderes no uso dessas técnicas. O objetivo é impulsionar os processos de produção e controle em soluções industriais para PMEs através da aplicação de tecnologias IoT.
O evento começou com uma formação em modelação e Impressão 3D, onde, em 90 minutos, os 18 participantes ficaram a conhecer processos e conceitos básicos para a modelação 3D, experimentaram como funciona uma impressora 3D desktop e aprenderam a modelar em 3D, passo a passo, vendo o resultado final. Seguiu-se uma visita aos espaços do Design factory onde os participantes ficaram a conhecer o conceito e a dinâmica para a exploração de práticas metodológicas, ferramentas e processos de design colaborativo, especialmente na realização de projetos decorrentes de parcerias estratégicas entre a academia e o tecido económico, social e cultural, bem como os espaços de colaboração e partilha de conhecimento no desenvolvimento e materialização de produtos e serviços inovadores liderados pelo Design.
Após a visita seguiu-se o workshop INDÚSTRIAS do FUTURO: Impacto do IoT e Impressão 3D onde foi realizada uma pequena apresentação do Projeto IoT e o painel de oradores onde:
- o Professor Pedro Fonseca (professor do Instituto de telecomunicações / Universidade de Aveiro) fez uma apresentação sobre o “IoT na Indústria” onde referiu a evolução do IoT nas Industrias europeias e mundiais,
- A Laura Mariano (empresa CODI) fez uma exposição sobre a “Impressão 3D – Hoje e perspetivas futuras” onde esteve patente a importância da impressão 3D para o desenvolvimento e a inovação de produtos e serviços na Industria e como podem reduzir custo e quais os benefícios para os trabalhadores e logística nas industrias do futuro,
- e por fim o Pedro Costa (empresa WatGrid) mostrou como o setor primário como a agricultura vinícola pode reduzir tempo e dinheiro ao utilizar IoT na produção do vinho, principalmente na parte recolha das amostras necessárias e acompanhamento na produção de vinho.