Assembleia Geral do TICE.PT realizada a 26 de Junho, aprovou Contas do exercício de 2023

Decorreu no passado dia 26 de Junho, nas instalações do Associado Universidade de Coimbra - Departamento de Engenharia Informática - a 36ª Assembleia Geral TICE.PT que, entre outros pontos, aprovou por unanimidade as Contas anuais referentes ao exercício de 2023.

A Assembleia Geral teve um primeiro momento de apresentação de projetos, pela anfitriã Universidade de Coimbra, através do Pró-reitor Nuno Mendonça. De seguida foi divulgada a Atividade do TICE.PT que apresentou execução em 11 Projetos, concorrendo para um resultado positivo de 6.246,78 Euros. Os Associados são 89 e a situação financeira permanece estável, com o fundo patrimonial a atingir 130.010,77 Euros.

Em termos de Atividade realizada, destacamos a participação em 288 eventos (dos quais 103 Internacionais) ou a (co)-organização de 10 eventos (6 como speaker).

Foram ainda sublinhadas:

• O encerramento contabilístico dos projetos mobilizadores Activas, Augmanity e Citycatalist;
  • A aprovação de quatro candidaturas efetuadas em 2023 - EU-FFICIENT, Centro+ciberseguro, e Testbeds EDx e Aveiro Smart Connected Spaces;
  • O envolvimento nos Pólos de Inovação Digital (DIH’s) CONNECT5 (que o TICE.PT lidera), C-Hub e PTcentroDIH; e a participação das Agendas Mobilizadoras Illiance, Ecoceramica, ATE e Blockchain.
  • Destaque ainda para a dinamização do Hub nacional do Gaia-x (que tem por objetivo criar uma infraestrutura europeia de dados e cloud aberta, segura e confiável, hiper escalável e agregadora) com a realização de 96 reuniões, abordagem a 39 projetos, e o contacto com 13 lideranças de Agendas PRR

Foram ainda abordados dos principais pontos do novo reconhecimento que se encontra a decorrer, nomeadamente através da apresentação da Cadeia de Valor e de Projetos Estruturantes, das quais podemos destacar, ainda que não de forma definitiva ou fechada, as áreas da  Digitalização & Sustentabilidade, da Construção & Territórios Inteligentes, das Comunicações 6G, Cibersegurança e Privacidade, das Tecnologias Quânticas,  do Software/digital twins/simulação, do ecossistema semicondutores (Ampere) e da Inteligência Artificial Aplicada e Generativa

36AG
28 Jun, 2024